(11)

(11)

Teste de Estanqueidade

Gostou? compartilhe!

O teste de estanqueidade é um procedimento utilizado para verificação se há a incidência de vazamento de gás em algum tipo de tubulação que realiza o seu uso, sendo ela de natureza comercial ou mesmo residencial. Basicamente, o teste de estanqueidade atua através da pressurização de determinada tubulação de gás por meio de ar comprimido, assim, basta observar se ocorre a perda da pressão. Dessa maneira, utiliza-se um equipamento denominado manômetro, pois com ele se pode medir com maior exatidão o vazamento em litros/hora.Entre outros atributos do teste de estanqueidade, é possível citar:

  • O teste dura, em média, 2 horas e deve ser realizado por um profissional habilitado;
  • Trata-se de uma exigência do Corpo de Bombeiros;
  • Conforme a regulamentação da NBR 15358, essa inspeção deve ocorrer um intervalo de no máximo 12 meses.

Ainda cabe informar que este tipo de teste (estanqueidade com laudo e ART para uma determinada rede de gás) tem como finalidade realizar a inspeção no sistema da rede de gás, com a intenção de se averiguar a existência ou não de algum tipo de vazamento ou quaisquer irregularidades. Dessa forma, este teste é executado na principal rede de tubulação, bem como nas prumadas e instalações internas.

Onde realizar teste de estanqueidade eficiente e qualificado?

A Pipe Hidráulica atua desde 2012 com o mais elevado nível de excelência quando o assunto é teste de estanqueidade. Entre em contato o quanto antes e tire todas as suas dúvidas, já que a Pipe Hidráulica está plena e inteiramente à sua disposição.